|RESENHA| Do que são feitas as estrelas - Jana M. Meilman

by - 26 janeiro

Skoob – Avaliação: 4,8/5
A história: Maria Luisa sempre sonhou em cursar artes cênicas na Watson School, nos EUA, mas a brasileira precisa batalhar muito para chegar, sempre superando todos os obstáculos que a vida colocou em seu destino ela consegue chegar a etapa de testes.

É no primeira vez que Malu vai até a tão sonhada faculdade que conhece Sofia e Lauren, suas fiéis escudeiras. As três, cada uma com uma personalidade diferente, imediatamente se apegam iniciando uma linda amizade.

Em cada ano que passa Malu é testada, novas coisas acontecem que põe a prova o verdadeiro desejo de conquistar seu sonho, que algum tempo atrás parecia tão distante. Ela se descobre como pessoa e artista, como uma criatura persistente e forte, alguém que amou e perdeu da pior forma a pessoa que tanto desejou. 
Do que são feitas as estrelas é um livro sobre sonhos e acima de tudo, sobre autoconhecimento e amadurecimento.

Personagens:


Malu: A protagonista sonhadora e focada é uma pessoa corajosa que ama a vida, mas que passa por muitas tristezas. Malu é generosa e honesta, aprende com os próprios erros e admite quando erra. Tem uma caracterização delicada e bem real.

Sofia e Lauren: secundárias e apoio fundamental para que a protagonista encare seus conflitos e os supere. As duas se desenvolvem em paralelo com Malu, com seus próprios conflitos crescendo ao superá-los. Sofia tem uma família e um segredo que mantem a tensão da narrativa, enquanto a história de Lauren é um alívio cômico bem escolhido.

Lord: É o interesse amoroso da protagonista, um amor de personagem, eu me apaixonei por ele. É junto desse personagem que as duas maiores mudanças/crescimento de Malu acontecem, uma para plena felicidade e outra para a completa melancolia, ambas completando a complexidade da personagem.

O que eu menos gostei: Não sei, talvez o fato de a história ter um ritmo mais lento e menos frenético, isso pode incomodar alguns leitores, mas não a mim. A história é calma e mesmo assim funciona.

O que eu mais gostei: Ah, com certeza o clima de nostalgia. Nunca me identifiquei tanto com uma personagem como com a Malu. Nossa, perseguir um sonho, e abrir mão de muita coisa as vezes pode ser bem doloroso, amei demais essa aventura. Fiquei muito feliz com o final, Malu conseguiu realizar o que mais desejava.

O que torna uma pessoa comum em alguém extraordinário? Como realizar um sonho que parece ser impossível? Afinal, do que são feitas as estrelas?

Todas essas questões não saem da cabeça de Malu, uma jovem que deixou o Brasil para estudar na Watson School, uma das escolas de Artes Cênicas mais importantes do mundo, famosa por transformar seus alunos em grandes estrelas. 


A escola que fica em Nova Iorque é o ponto de partida na jornada de Malu, que vai precisar fazer escolhas difíceis e superar uma tragédia inimaginável que transformará para sempre a sua forma de encarar a vida.

A força para realizar o seu sonho, Malu encontrará em pessoas especiais que surgirão em seu caminho, entre elas, Sofia López uma mexicana carismática que faz parte de uma família singular, e Lauren Cogley uma irlandesa determinada e nem um pouco convencional. Juntas, as amigas vivem aventuras, romances, descobrem a força da amizade e do que são feitas as estrelas.
Jana M. Meilman nasceu em Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Cursa Letras na Universidade Federal Fluminense.

Desde criança, Jana é apaixonada por literatura, tanto que aprendeu a ler sozinha aos 4 anos. A menina tímida que ficava escondida na biblioteca da escola na hora do recreio e que fazia seus próprios livrinhos em casa, tem muito orgulho em dizer que trouxe inúmeros livros ao mundo trabalhando como produtora editorial. Mas o seu grande sonho de infância, Jana realizou ao publicar seu primeiro livro, o romance Do que são feitas as Estrelas.

A inspiração para escrever Do que são feitas estrelas surgiu em um momento muito delicado na vida da autora, que lutava contra uma depressão sem precedentes. Jana diz que ao escrever Do que são feitas as estrelas, saiu do fundo poço direto para as estrelas e que a frase mais autobiográfica do livro é quando a protagonista, Malu Rodrigues diz: "Foi necessário enfrentar a escuridão para descobrir do que são feitas as estrelas” e “Colapsos são necessários para fazer uma estrela nascer."

Ao vermos a escrita da Jana ser aclamada nas redes sociais, não temos dúvidas, estamos assistindo o nascimento de mais uma estrela da literatura nacional.

You May Also Like

0 comentários