Especial de natal: O presente do meu grande amor: Doze histórias de Natal

by - 24 dezembro

especial de natal

Em ritmo de Natal, o livro “O presente do meu grande amor” soa como um grande companheiro para essa época do ano. Dentre os sentimentos ocasionados pelas tradições natalinas, o de união é o que se faz presente nesse compilado de doze contos, escritos por doze autores diferentes. Publicado em 2014, a obra é feita por autores bem conhecidos no meio da literatura infanto-juvenil, como Rainbow Rowell, autora de “Eleanor & Park”, e Stephanie Perkins, autora de “Isla e o final feliz”.

Por ser um livro de contos, selecionei um em especial para comentar. O escolhido foi “Papai Noel por um dia”, do original “Temporary Santa”, de David Levithan. Assim como em alguns dos outros livros do autor, o personagem principal é um garoto gay, que, a pedidos de seu namorado, Connor, se veste de Papai Noel por uma noite. Por mais banal que pareça o pedido, aqui notamos mais um sentimento natalino expresso nas entrelinhas: o desejo de manter a inocência de uma criança. Poderia ser o último natal que Riley, irmã pequena de Connor, acreditava em tal superstição, portanto ter um Papai Noel por uma noite salvaria o Natal de uma criança que estava prestes a se desvencilhar de crenças como aquela.

Com um cunho fortíssimo de humor, o pedido de Connor é posto em prática por seu namorado. Entretanto, há dificuldades que serão compreendidas apenas na noite do plano. Ao terminar de ler o conto, somos capazes de traçar um perfil psicológico das personagens envolvidas na história. É possível compreender que o desejo de Connor está expresso, inclusive, na decepção natalina que a irmã mais velha, Lana, tem.

É um conto curto, e que vale a pena ser lido. Refletir sobre ele é importante, pois o que ele quer dizer está muito além do que fora escrito pelo autor. O Natal é cheio de significados; tudo depende de quem o comemora – se é que há motivos para isso.

natal

Além disso, a capa tem os personagens patinando, e estes estão vestidos de acordo com o que fora escrito pelos autores. Por exemplo, representando David há um casal gay, em que um deles está vestido de Papai Noel.

You May Also Like

0 comentários