Especial de natal: 5 livros com Natal dentro da narrativa

by - 22 dezembro


Essa é a semana do natal e nada melhor do que listar 5 livros com natal dentro da narrativa, que pode ser que você nem tenha percebido, mas a presença do espírito bondoso da data comemorativa estava lá sim. 

1 . Métrica; Colleen Hoover: (4,5 nota skoob) Sim, tem natal na vida de Kelsey, sim. Além de toda aquela magia romântica e super fofa que vemos durante todo o livro, o final ainda nos deixa com o coração apertado em pleno 25 de dezembro, dá para acreditar?



2 . Deixe a neve cair; Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle: (4,0 nota skoob) Se você não notou que tem natal dentro da narrativa dos três contos que se completam nesse livro, acho que está precisando de alguma ajuda médica. O livro que já tem nome de música de natal (Let it snow, em inglês), entrega ao leitor três histórias de amor e magia de natal todas muito bonitinhas para o leitor ficar suspirando apaixonado.


3 . Um conto de natal; Charles Dickens: (4,2 nota skoob) Se você nunca leu o conto original, provavelmente já deve ter visto uma paródia, adaptação ou releitura da obra de Dickens que traz um velho muquirana como protagonista e os fantasmas do presente, futuro e passado. História que ficou mundialmente conhecida quando o Natal do Mickey Mouse, produzida pela Disney, resolveu colocar o Tio Patinhas no lugar do protagonista original e recontar a narrativa para as crianças.



4 . Harry Potter e a pedra filosofal; J. K. Rowling: (4,6 nota skoob) Fala sério, o primeiro volume de Harry Potter tem muito a cara de natal, pelo menos para mim. Além disso, ver nosso pequeno bruxinho se esbaldar em um natal de verdade pela primeira vez é muito lindo. Harry que sempre foi rejeitado pelos tios, e que nunca conseguiu sentir a magia de natal que toda criança espera, tem a oportunidade de se sentir em casa, tão longe dos parentes.



5 . Eu sou o mensageiro; Markus Zusak: (4,3 nota skoob)
Tudo bem, esse livro também carrega muito a mensagem do natal, principalmente “fazer o bem sem olhar a quem”, se você ainda não leu essa obra dê uma oportunidade. Ed, o protagonista, é chamado para a missão, ajudar as pessoas, e muitas ele nem conhece. A mais singela delas é sobre uma família humilde, pisca-pisca de natal e a felicidade que coisas pequenas e bobas podem trazer para o mundo.




Existem mais um monte de livros com natal na narrativa, é claro, afinal de contas o amor, o perdão e a afeição são técnicas poderosas na hora de se construir uma narrativa, coisa que todos nós leitores adoramos na literatura.

You May Also Like

4 comentários

  1. Fiquei curiosa em ler esse Deixe a Neve cair.
    Feliz natal pra vc e sua família.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa a neve cair é um livro delicioso, são três contos separados, mas que se encontram de maneira muito diferente e muito bem escrita, vale a pena ler. Obrigada, feliz natal para você também.

      Excluir
  2. Não conhecia nenhum dos livros além do HP, muito legal vc postar sobre isso, nunca vi nenhum post que falasse de livros que tenham a tematica natalina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, existem vários outros livros que contam com o natal como cenário, mas a gente nem nota, porque estamos focados na narrativa, né. São todos ótimos livros.

      Excluir