| Resenha | Supreendente! - Maurício Gomyde

by - 06 outubro

Skoob – Avaliação: 5/5
“Surpreendente” é um livro nacional do autor Maurício Gomyde, narrado em terceira pessoa, conta a história de Pedro Diniz, um jovem recém-formado em Cinema, que desde a adolescência foi diagnosticado com uma doença degenerativa que lhe custou a visão periférica e 30% da visão central.

Agora com 25 anos, Pedro detêm apenas 50% de sua visão, trabalha durante a semana em uma videolocadora VIP na periferia de São paulo e todas as terças a noite realiza sessões de cinema com filmes clássicos no Café Cultural. Depois de dois incidentes na vida de Pedro, ele acaba refazendo seus exames e descobre que sua doença voltou de uma forma rápida e avassaladora. Em razão disso, Pedro resolve embaraçar em uma viajem em busca de resposta com sua avo, em Pirinópolis/GO.

Nessa viagem. decide gravar o filme que tanto almeja, sem roteiro e sozinho. Mas é surpreendido por seu melhor amigo Fit, pela ruiva que abalou a vida de Pedro, Cristal. E também por sua amiga Mayla, sobrinha da dona do cine clube.

Juntos embarcam abordo do opala envenenado do tio de Fit, apelidado de Diabo Loiro em uma viagem que vai muito além do que uma tentativa de gravar um filme, é uma reflexão sobre todas situações que eles encontram até o destino final.
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável.Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos.


Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."
Maurício Gomyde é autor de Surpreendente!. Paulista de nascimento, mas considera que a paixão pelo céu mais belo do mundo alterou seu DNA para brasiliense. Tem música no sangue, é baterista, cinco romances publicados e uma mochila cheia de histórias para contar. O primeiro livro pela Intrínseca sai em 2015.Maurício escreve, quinzenalmente, às quartas.

Para comprar o livro, clique aqui.


You May Also Like

0 comentários