| RESENHA | Mulheres que não sabem Chorar - Lilian Farias

by - 04 setembro

Skoob – Avaliação: 5/5
O livro Mulheres que não sabem Chorar é um livro baseado em varias historias de mulheres entrevistadas pela propia autora. Narra em terceira pessoa a história de duas mulheres de meia idade e paralelamente outras histórias como as da jovem Ana, Verônica, Cristina.

Marisa é uma mulher de 55 anos, viúva e que cria seus filhos sozinha. Sempre teve relacionamentos conturbados e se sente muito sozinha.Dona da sua própia verdade, julga tudo e todos. Olga é uma mulher de 50 anos, alcoólatra e que foi abandonada pelo marido, logo após pela única filha, lhe sobrando nada.

Marisa e Olga são vizinhas e nutrem uma relação de puro ódio há mais de 20 anos. Até um acontecimento inesperado muda o rumo da vida das duas. Olga perde a filha para o câncer e promete para ela parar de beber. Em umas das suas recaídas, Olga é estrupada e salva por quem menos ela esperava, Marisa.

Com o passar do tempo, Marisa e Olga começam a apreciara companhia uma da outra e aos poucos, uma amizade cresce entre elas. 

Surpreendente e impactante, acho que essa é a melhor definição do livro. Cada capitulo leva o nome de flor e os significados são encontrados no final do livro. Todos os significados de alguma forma se encaixam perfeitamente no contexto do capitulo. Além disso, os capítulos são bem curtinhos e fácil de ler narram de poética e crua historias de mulheres marcadas pela vida, são personagens fortes e reais que não tiveram uma vida fácil, mas que não desistiram de lutar. Um excelente livro nacional com temática LGBT, recomendo muito.
A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.

Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?

Lilian Farias é autora dos livros O Céu Está Logo Ali e Mulheres Que Não Sabem Chorar. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo.
A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito.

Para comprar, clique aqui.


You May Also Like

0 comentários